A acne é uma doença de pele que atormenta muitos adolescentes, mas também pode surgir na fase adulta e durante a gravidez.
Espinhas, cravos e lesões vermelhas inflamadas na pele são um pesadelo, e a principal causa está relacionada com a alteração dos níveis hormonais, muito comuns durante a puberdade e também na gravidez, surgindo principalmente no rosto, pescoço, braços, ombros e costas.
Essas alterações hormonais associadas ao acumulo de impurezas e células mortas sobre a pele causam o entupimento do folículo piloso, que ficam acumulados de bactérias e geram as inflamações, dando origem aos comedões e aos cravos, aumentando ainda mais as chances das bactérias se alojarem e provocarem as espinhas.
O folículo piloso ou unidade folicular é uma estrutura complexa composta por 1 fio de pelo ou cabelo, com seu respectivo bulbo, glândula sebácea e sudorípara, músculo piro-eretor e outros órgãos não menos importantes.
De acordo com a gravidade da acne, essas inflamações podem levar ao surgimento de cicatrizes na pele, dor e até sangramento da região, por isso o tratamento, deve ser iniciado rapidamente, não só por questões estéticas que interferem com a autoestima e causam sofrimento emocional, mas também para preservar a saúde da pele e prevenir cicatrizes.
O tratamento de combate à acne varia de acordo com o grau de complexidade, pode ser feito com aplicação de pomadas, uso de comprimidos ou até através de cirurgia, principalmente quando predominam as cicatrizes, os cravos e cistos. Mas saiba que existem tratamentos muito eficientes disponíveis, e que quanto mais cedo for iniciado, menor é o risco de sequelas.
ENTENDA COMO A ACNE SE FORMA
Existem diferentes tipos de erupção cutânea, a mais comum é o tipo que se desenvolve durante a puberdade, já que nesse período os níveis hormonais ficam elevados, especificamente o hormônio da testosterona. Esses hormônios estimulam as glândulas da pele, que começam a produzir mais óleo (sebo).
A superprodução de sebo na pele e concentração de células mortas nos folículos pilosos da pele estão entre as causas de acne. Esses fatores resultam em obstrução, com acúmulo de bactérias e inflamação.
Os folículos pilosos estão ligados a glândulas sebáceas, que eliminam uma substância oleosa, conhecida como sebo, para lubrificar o seu cabelo e pele. Quando o corpo produz uma quantidade excessiva de sebo e células mortas da pele, os dois podem se acumular nos folículos pilosos, criando um ambiente favorável onde as bactérias conseguem se desenvolver.
Esse cenário pode fazer com que o folículo se torne inchado e inflamado, acumulando pus e formando a espinha. Também pode acontecer de o folículo se abrir e escurecer, gerando um cravo, ou comedão.
Existem 5 tipos principais de acne e o seu tratamento varia com a gravidade:
- Grau 1 – Acne não Inflamatória ou Comedônica
- Grau 2 – Acne Pápulo-pustulosa
- Grau 3 – Acne Nódulo-quística
- Grau 4 – Acne Conglobata
- Grau 5 – Acne Fulminante
Além desses casos, existem as sequelas de acne, ou cicatrizes, que podem ser sulcos ou queloides que surgem nos casos mais avançados, causando deformações no local onde se desenvolvem e prejudicando a autoestima.
TRATAMENTO PARA ACNE
O tratamento é prolongado e consiste em regularizar a secreção sebácea para diminuir a flora bacteriana, ou seja, é focado na redução da produção de óleo na pele, aceleração da renovação celular, combate à infecção bacteriana e diminuição da inflamação.
Para acelerar o tratamento é necessário realizar limpeza de pele periodicamente. Em alguns casos a resposta inflamatória acentuada da acne resulta em cicatrizes permanentes, nesses casos recorremos a algumas técnicas cirúrgicas.
O dermatologista pode recomendar um medicamento tópico (como cremes para aplicação sobre pele), ou medicamentos de via oral.
Lembrando que medicamentos orais para acne não devem ser usado durante a gravidez.
Além da limpeza de pele, o tratamento da acne inclui alguns procedimento estéticos, como:
TRATAMENTO PARA CICATRIZ DE ACNE
Existem alguns procedimentos estéticos realizados para diminuir as consequências causadas pela erupção cutânea:
- Preenchimento facial
- Peeling Químico
- Laser CO2 Fracionado
- Radiofrequência
- Subcisão
- Dermoabrasão
- Microdermoabrasão
- Microcirurgias para retirar as cicatrizes.
Confie em uma clínica de estética com profissionais especializados e que tenha a estrutura física necessária para realizar este procedimento com maior segurança, proporcionando maior conforto e satisfação para você.
Entre em contato conosco e agende uma avaliação.
MITOS RELACIONADOS A ACNE
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, esses fatores têm pouco efeito sobre a acne:
- Alimentos gordurosos e chocolate têm pouco ou nenhum efeito sobre o desenvolvimento ou curso da acne.
- Acne não é causada pela sujeira. Na verdade, esfregar a pele com muita força ou a limpeza com sabonetes abrasivos e produtos químicos irrita a pele e pode piorar a acne. Fazer uma simples limpeza de pele para remover o excesso de óleo e células mortas é tudo o que é necessário.