Com a diminuição de colágeno no organismo o envelhecimento facial é inevitável, mas o Botox elimina linhas de expressão sem paralisar.
A cada 10 anos a produção de colágeno no nosso organismo vai diminuindo consideravelmente. Em geral, após os 25 anos, a queda é mais evidente o processo natural de envelhecimento da pele também. A diminuição de colágeno também reduz a massa muscular e a velocidade de renovação celular.
A Toxina Botulínica pode ser sua aliada para travar esse processo e deixar o seu rosto lindo e livre de marcas de expressão sem necessidade de passar por procedimentos cirúrgicos muito invasivos.
PROCEDIMENTO MINIMAMENTE INVASIVO
Para quem quer rejuvenescer o BOTOX é uma ótima indicação.
As rugas fazem você parecer cansado ou até irritado quando na verdade você não está. Uma das soluções mais rápidas e mais seguras para remover as rugas é a Injeção de Toxina Botulínica.
A Toxina Botulínica, mais conhecida como BOTOX, é uma das substâncias mais importantes no campo do rejuvenescimento facial e também a forma mais popular de redução de rugas faciais.
O COLÁGENO E O ENVELHECIMENTO
O colágeno é a proteína mais abundante no nosso organismo, representando cerca de 25% de toda proteína corporal, constituída principalmente pelos aminoácidos, sendo o principal elemento fibroso da pele, ossos, tendões e dentes. Está presente em quantidades variáveis em quase todos os órgãos e sua principal função é dar sustentação e elasticidade à pele, ossos, cartilagens, tendões e ligamentos.
O colágeno é reposto em nosso organismo por meio da alimentação equilibrada. Os alimentos de origem animal, tais como as carnes (principalmente as vermelhas), ovos, frango e peixes, são excelentes fontes de proteínas e de colágeno.
Alguns elementos prejudicam a renovação celular e aceleram o processo de envelhecimento: cigarro, estresse, exposição ao sol, falta de sono, má hidratação e alimentação desequilibrada.
MECANISMO DE AÇÃO DA TOXINA BOTULÍNICA
A principal ação do BOTOX é explorar os aspectos de relaxamento muscular sobre músculos estriados, ou seja, impedir a contração dos músculos faciais que dão origem ás rugas de expressão. Com a interrupção da contração, ocorre o relaxamento muscular e as rugas se atenuam.
Mas lembre-se: A toxina botulínica não paralisa o rosto, só relaxa a musculatura, suavizando a expressão.
Produzida pela bactéria Clostridium botulinum, sua aplicação para tratamento estético das linhas e rugas de expressão é atualmente um dos procedimentos mais conhecidos e eficazes na estética facial por ser seguro, rápido e de resultado muito satisfatório.
É aplicada principalmente na região dos olhos e da testa, mas pode ser aplicado em todo rosto em pontos específicos. O efeito pode ser percebido de 48 a 72 horas, atinge o seu ponto máximo em até 02 semanas, e pode durar até 06 meses. Quando os efeitos da toxina botulínica começam a desaparecer, os músculos reagem e as rugas reaparecem.
A toxina botulínica age na terminação nervosa muscular (motora), inibindo a liberação da acetilcolina (neurotransmissor), reduzindo a contração do músculo.
APLICAÇÃO DE TOXINA BOTULÍNICA
A aplicação de toxina botulínica pode parecer um procedimento simples se considerarmos que esse procedimento se resume em apenas algumas picadas. Mas, na verdade, é uma arte e ciência que só um experiente profissional de saúde deve realizar.
Há 43 músculos na face e é vital que a pessoa que aplica as injeções de toxina botulínica entenda e identifique os pontos corretos para otimizar seu tratamento.
Uma agulha muito fina é usada para injetar pequenas quantidades de toxina botulínica em músculos específicos. Escolhendo, cuidadosamente, os músculos específicos, seu médico enfraquece, apenas, os músculos produtores de rugas, preservando suas expressões faciais.
A aplicação de BOTOX é rápida e pouco dolorosa, e pode aplicada também para quem apresenta sudorese acentuada (hiperidrose) em palma das mãos e região axilar.
Principais regiões onde a toxina pode ser utilizada:
- Testa (região frontal),
- Entre os supercílios (região da glabela),
- Ao redor dos olhos (região peri-orbitária),
- Entre as sobrancelhas,
- Sorriso gengival,
- Rugas de pescoço,
- Rugas de colo,
- Palma da mão e
- Axilas.