Realizar uma boa limpeza de pele é o primeiro passo para usufruir ao máximo o que a estética facial tem a oferecer.
Para que a pele possa respirar e renovar suas células ela precisa estar bem tratada, e um dos cuidados básicos é a limpeza de pele, uma técnica eficiente para dar fim às células mortas da camada mais superficial, trazendo mais saúde, higiene e beleza. Seu principal objetivo é fazer uma desintoxicação, eliminando micro-organismos prejudiciais à saúde dos tecidos, removendo cravos, células mortas, excesso de oleosidade e outras impurezas que se acumulam na pele.
Os benefícios são excepcionais tanto para a beleza quanto para a saúde do rosto, já que esse tratamento promove a desobstrução dos poros, deixando a pele mais homogênea e saudável.
A limpeza de pele profissional tem ação antisséptica, anti-inflamatória, preventiva de comedões e acnes, efeito cicatrizante e relaxante e melhora a nutrição da pele.
Para que fique bem claro, quando o assunto é limpeza de pele não estamos tratando apenas de apertar os cravos e espinhas, ok? Existe um processo sequenciado que deve ser realizado apenas por profissionais, dentro de uma rotina adequada e com os produtos corretos para essa finalidade. Portanto, não esprema sua pele, isso pode causar manchas no seu rosto e marcas difíceis de remover.
A limpeza de pele geralmente segue os 7 seguintes passos:
- LIMPAR A PELE
- ESFOLIAR
- ABRIR OS POROS
- EXTRAIR CRAVOS
- MASSAGEM
- MÁSCARA CALMANTE
- FILTRO SOLAR
Normalmente a frequência com a qual se deve fazer uma limpeza de pele profissional é de uma vez por mês. Mas, o ideal é consultar o seu dermatologista para que ele indique a frequência ideal de realização do procedimento.
Mas se você quiser manter os cuidados com o seu rosto em casa, você pode limpar e tonificar sua pele diariamente. Uma dica muito bacana é limpar muito bem a pele ao acordar e antes de dormir, pois à noite é quando ocorre a renovação celular mais intensa, já que é nesse período em que as glândulas sebáceas trabalham mais.
Uma limpeza de pele bem feita pode ser a garantia de um rosto renovado, já que esse procedimento previne algumas doenças e melhora, significativamente, a aparência do rosto.
A limpeza de pele promove a estimulação do tecido e a obtenção de uma pele mais macia, tonificada, com toque aveludado.
QUAIS SÃO AS INDICAÇÕES PARA A LIMPEZA DE PELE
As mais beneficiadas são as peles desvitalizadas que necessitam também de uma hidratação profunda. No entanto, todos os tipos de pele recebem muito bem esse tratamento, uma vez que bem realizada, ela ajuda no equilíbrio das peles seca, normal, oleosa e mista. A limpeza de pele é indicada, principalmente, para:
- Promover a limpeza dos poros
- Remover impurezas da pele
- Extrair cravos abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos)
- Eliminar as células mortas
- Manter a pele macia e saudável.
- Evitar o aparecimento da acne,
- Hidratar a pele impedindo ressecamento ou oleosidade excessiva.
COMO É FEITA A LIMPEZA DE PELE
Uma sessão de limpeza de pele dura em torno de uma hora e segue uma sequencia de etapas bem definidas, que vão desde a higienização da pele até a aplicação do filtro solar:
- Limpar a pele: a pele é higienizada com loções de limpeza desengordurantes, cuja ação varia de acordo com o tipo de pele. O objetivo é remover maquiagem, cosméticos e até mesmo as impurezas decorrentes da poluição e a oleosidade da pele.
- Esfoliar: é feita a aplicação de produtos específicos com efeito esfoliante de forma delicada, com movimentos suaves e circulares, para promover um afinamento da camada córnea (camada mais superficial da pele) para facilitar a extração de cravos e acnes que não estejam inflamadas.
- Abrir os poros: a pele é submetida a um vapor, que tem como finalidade abrir os poros para facilitar a drenagem, sempre manual e cuidadosa dos cravos e espinhas.
- Extrair cravos: Os cravos são espremidos com os dedos, mas o profissional nunca aperta a pele diretamente, sempre usa uma gaze médica para fazer a extração. Isso evita machucar a pele e também ajuda a reduzir a dor.
IMPORTANTE:
Durante a limpeza de pele, não é recomendado extrair espinhas, pois isso pode deixar cicatrizes na pele, além de gerar mais inflamação.
Além disso, o procedimento não deve ser doloroso. A extração deve ser feita delicadamente e devagar de forma que o paciente sinta-se confortável.
Após a extração, é utilizado um aparelho de alta frequência para cicatrizar e atuar como anti-inflamatório sobre os pontos da pele que sofreram microlesões. Em seguida, é coberta por uma fina camada de algodão umedecido.
- Massagem: nessa fase será realizada uma massagem com movimento suaves e ordenados com finalidade terapêutica ou estética, que auxiliam na aplicação de substâncias hidratantes e calmantes.
- Máscaras calmante: é o procedimento de finalização da limpeza de pele. A escolha do tipo de máscara depende do tipo de pele, mas geralmente são aplicadas máscaras calmantes, à base de azuleno, mentol.
- Filtro solar: a aplicação do protetor solar faz parte da última etapa da limpeza de pele. É aplicado em forma de gel ou loção para não obstruir os poros, sempre com fator de proteção igual ou superior a 30 para garantir que a pele está sendo protegida dos efeitos nocivos dos raios solares, como manchas. Como após a limpeza, a pele estará sensível isso também evitará queimaduras.
CONTRAINDICAÇÕES PARA LIMPEZA DE PELE
Como já mencionamos anteriormente a limpeza é contraindicada para remover espinhas, porque pode causar cicatrizes, além de gerar mais inflamação e agravar o quadro de acne, por isso também não é recomendada para pele com quadro de acne severa. Além disso a limpeza de pele não é indicada para:
- Peles muito sensíveis ou reativa:
Como aquelas que ficam vermelhas com facilidade, que quando expostas ao sol causam vermelhidão no rosto;
As com muita descamação, e que costumam desenvolver alergias e irritações com facilidade.
- Pele bronzeada:
Após a exposição prolongada ao sol, a melanina (substância responsável pelo escurecimento da pele) está em plena atividade tornando a pele muito sensível, podendo causar o aparecimento de manchas que ficarão mais evidentes quando o bronzeado sumir.
- Grávidas:
O ideal é sempre consultar o médico antes de realizar qualquer tratamento estético durante a gravidez.